quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BLOGUEIRAS E BLOGUEIROS DE MODA

Hoje, a III Semana da Estação da Moda trouxe em sua programação o I FÓRUM DE BLOGUISTA DE MODA DA PARAÍBA. Ao ver a Professora Margarete Almeida, a frente, falando maravilhosamente bem, como sempre, me recordei das nossas aulas da disciplina Sociedade do Consumo e Mídia, aqui na Funetec. Foi nessa época que iniciei meu blog e reforçei a minha intensão de ter um blog que trouxesse discussões mais acadêmicas, por entender que a Moda carece desse tipo de debate.
Assim, ao ver Margarete relembrei desse ponto de partida e pensei: "Esse é o momento de retornar".
É notória a importância dos blogs de moda como instrumento midiático. Segundo Margarete Almeida, os blogs proporcionam o discurso sobre moda, abriram o debate, algo que antes não acontecia, estava restrito a um pequeno grupo, de grandes críticos. Mas o blogs viram essa história, democratizando o discurso sobre moda, pois qualquer um pode opinar, comentar, sem precisar ser um especialista.


A mediadora do evento descreve ainda três características dos Blogs de Moda: Efemeridade, Indivudalidade e Multiplicidade. Participaram desse primeiro dia de debate as blogueiras Paula Medeiros, de Campina Grande (Papo de Camarim - http://www.papodecamarim.com/), Rafaela Coelho e Rafaela Mendes, de João Pessoa (Josephine Blue - http://www.josephineblue.com.br/) . Na fala das palestrantes é perceptível a importância das redes sociais na divulgação de produtos de moda.
Sarah Falcão, (http://finesseland.blogspot.com/) jovem jornalista de moda paraibana trouxe-nos uma visão geral sobre jornalismo de moda no país e como os grandes editores de moda brasileiros tem buscado se inserir nesse novo contexto contemporâneo.

Acesse: http://oglobo.globo.com/blogs/lula/
http://msn.lilianpacce.com.br/
http://www.iesarodrigues.com.br/

Um comentário: